Escolha uma Página




O post de hoje com dicas de costura para iniciantes é baseado nas perguntas que eu recebo quase todos os dias,  de pessoas dizendo que não sabem por onde começar, que compram as máquinas alguns tecidos, mas não conseguem costurar, que muitas vezes acabam até desistindo por começarem errado, visto que em muitos lugares não se encontra curso de costura. Mas o que seria começar errado? Bom, eu já comentei aqui que a maioria das pessoas que costura aprendeu sozinhas, costura é uma coisa que só depende da pessoa gente, não tem jeito por mais que se explique por mais que se busque por dicas de costura para iniciantes,que leia, isso não vai fazer com que a costura fique perfeita se não houver a prática, e essa prática só depende do interesse da pessoa que está aprendendo e não de quem está ensinando.

Vou dar um exemplo bem simples, mas que eu acho que faz todo sentido. Quando nós aprendemos a escrever todos nós aprendemos da mesma forma, aprendemos as letras, depois vamos juntando as letras e formando as palavras tudo ali no passo a passo. Mas tem aquelas pessoas que vão ficando com a letra linda e legível e outras com letras que elas mesmas tem dificuldade de ler depois não é mesmo? E qual a solução para isso? Um caderno de caligrafia e um tempinho de treino. A mesma coisa é com a costura gente…Como na escola não depende da professora na costura também não depende de ninguém além da pessoa interessada. É treino, treino, treino e treino. quando achar que ta bom treine mais um pouco, se achar que melhorou treine mais ainda.

Como instrutora de corte e costura eu posso garantir para vocês que todos são capazes, mas quem coloca em prática essas dicas de costura para iniciantes que na minha opinião faz toda a diferença, tem um ganho de tempo e confiança muito mais rápido do que imagina.

Exemplos de dicas de costura para iniciantes

São várias as dicas que se encaixam para essa situação, mas eu vou listar aqui apenas seis que já ajuda muito se colocadas realmente em prática. Vamos lá então.

1- Faça marcas de caneta ou lápis em retalhos de tecidos mais encorpados, faça riscos retos, redondos os mais variados possíveis aproveitando sempre pra treinar também o retrocesso.

2– Corte bolsos em vários formatos e pregue-os em retalhos treinando perspontos e arremates.

3- Pregue vários tipos de zípers também em retalhos para quando for fazer a peça propriamente dita o zíper mal costurado não a estrague.

4- Faça cortes em retalhos simulando golas e cavas e treine fazer acabamentos principalmente em viés.

5- Nunca despreze o alinhavo pensando que está perdendo tempo, muito pelo contrário, alinhavo é um ganho de tempo e segurança.

6- Dica mais importante de todas: nunca perca a paciência, se isso acontecer pare tudo, dê um tempinho respira e depois retoma o que estava fazendo que tudo sairá perfeito, ( já fiz muito isso rs ). Se possível guarde todos os trabalhos feitos no treino para comparar depois… A diferença é incrível

exemplo de risco para treinar costura

exemplo de risco para treinar costura

exemplo de risco para treinar costura

exemplo de risco para treinar costura

exemplo de risco para treinar costura

exemplo de risco para treinar costura