Escolha uma Página




Hoje vamos falar sobre curso de costura, como eu disse em outro post costura e modelagem devem andar sempre juntas. A grande maioria das mulheres aprendeu ou aprende a costurar sozinha. sem ter que necessariamente fazer um curso de costura para isso. Mas isso não é motivo para alguém deixar de fazer um curso de costura, muitas aprendem sozinhas porque vem de uma família de costureiras, cresceram vendo a mãe ou avó costurando… Enfim, esse universo da costura já fazia parte de suas vidas desde sempre. Mas o que eu quero falar aqui mesmo é sobre a dificuldade de algumas alunas tem para entenderem como funciona o curso de costura.

Em um curso de costura que ministrei, por exemplo, era muito complicado as alunas entenderem que ninguém começa a costurar em um dia e no outro a costura já está aquela maravilha, é preciso muito treino, muita paciência, dedicação como em qualquer outro curso que se propõe a fazer. Tem aquele início onde agente acha que não vai dar conta que jamais vai conseguir, em seguida já não parece uma coisa tão assim de outro mundo, aí… Pronto, já estamos fazendo.

E a dificuldade para fazer algumas alunas entenderem isso? Muito difícil. Querem fazer costura perfeita, mas não querem o passo a passo, não querem treinar no retalho, por exemplo, acham que estão perdendo tempo. Pois saibam que isso não e perda de tempo, muito pelo contrário é um ganho de tempo incrível, pois vai evitar ficar desmanchando quando estiver costurando a peça propriamente dita.

Dicas para o curso de costura

Para quem nunca teve contato com máquina, a primeira coisa é saber como funciona e para que serve cada uma delas. Em seguida aprender como se passa as linhas nas máquinas.

Comece a treinar a costura em retalhos de preferencia em tecidos mais encorpados. Treine pences, costura dupla, arremates, costure bolsos, zíper e etc.

Quando for fazer sua primeira peça de roupa no seu curso de costura comece sempre por uma saia simples que é a peça mais fácil que tem para fazer, geralmente todas as instrutoras de curso de costura indicam começar por essa peça. Ah! E se não é o tipo de saia que você gosta, não tem problema, não precisa usar, você precisa fazer, você precisa costurar a peça. Nada de zíper invisível e forro na primeira peça. Depois aos poucos vá partindo para outras peças.

Eu sei que a ansiedade é muita quando começamos; da vontade de sair fazendo logo aquelas peças que mais gostamos, mas não adianta correr, costura é treino, quanto mais faz, melhor fica, lembre-se disso.

Bora fazer um curso de costura?