Escolha uma Página




Já comentei aqui em outro post que estilista e modelista precisam andar lado a lado na confecção, mas não podemos esquecer da costureira pilotista que também precisa estar lado a lado com esses dois profissionais, costureira pilotista é a responsável pela costura da peça idealizada pelo estilista que será a peça piloto.Temos a seguinte sequência: A idealização feita pelo estilista, a modelagem feita pelo modelista de roupa e a confecção feita pela costureira pilotista.

O estilista tem sua ideias mas nem tudo da para colocar em prática e é aí que entra a modelista que por ser a profissional responsável pelos moldes de roupas , já tem uma noção do que fazer a partir daquele desenho.

Depois do molde pronto é preciso fazer a montagem da peça que é feita pela costureira pilotista, não podendo ela mudar em nada do que foi planejado na modelagem, só depois de pronta a peça é que serão analizados todos os detalhes idealizados. É aí que entra o modelo de prova, geralmente uma pessoa que tem as medidas proporcionais às peças que estão sendo desenvolvidas.

A modelo veste a peça e todos os ajustes necessários são feitos, se não sair tudo como o planejado as modificações são feitas na modelagem e caso seja necessário outra peça será cortada até que se chegue ao modelo idealizado com perfeição.

O próprio nome já diz: costureira pilotista, logo é uma peça piloto, sendo assim toda a produção planejada dependerá dessa peça por isso é preciso todo esse trabalho antes do molde chegar ao cortador(a). Como eu mencionei no post sobre molde base, o tempo gasto nesse processo é de extrema importância, pois ele será otimizado na hora da confecção.

Dentre as várias opções que esse incrível mundo da moda oferece, ta aí mais essa que é costureira pilotista