Agente fala aqui o tempo todo como fazer molde de roupas, modelagem de roupas, sobre tecidos inteligentes, como cortar tecidos finos, mas como lavar tecidos delicados agente quase não vê. A revista manequim trouxe na edição desse mês algumas dicas de como lavar tecidos delicados que eu vou compartilhar aqui com vocês.
Alguns materiais, como seda, veludo e lã merecem cuidados especiais na hora de higienizar e guardar. Confira as dicas preciosas de Ricardo Monteiro, expert da Quality Lavanderia.
Paetê- geralmente é costurado em um tecido, por isso deixe de molho na água fria com detergente neutro. Para secar, pendure em local fresco e ventilado, nunca passe a ferro.
Armazenamento- a peça pode ser guardada dobrada ou pendurada em cabides, mas em ambos os casos, deve-se embalar a roupa em uma capa de TNT ou coloca-la do avesso para não enroscar, assim também se evita a quebra de paetês ou que eles puxem o fio de outro tecido.
Seda- lave à mão usando detergente neutro. Dissolva o detergente na água e coloque a seda de molho por cerca de trinta minutos. Em seguida enxague com água abundante e por último adicione um pouco de amaciante. Seque a peça à sombra, pois o atrito da secadora pode danificá-la.
Armazenamento– pendure em cabides ou em sacos ventilados.
Couro– Couro liso pode receber uma limpeza básica com pano úmido ou com produtos de higiene e hidratação à venda em lojas especializadas.
Armazenamento- A forma de conservação é fundamental, o ideal é guardar a peça limpa dentro de uma capa de TNT e em local seco.
Veludo- o veludo cotelê pode ser lavado normalmente na máquina com sabão em pó ou líquido, entretanto, não use secadora ou estufa porque o tecido encolhe. Para secar, pendure a roupa em local fresco e arejado. Já o veludo alemão só pode ser lavado a seco, por isso opte pelo serviço de uma lavanderia.
Armazenamento- coloque a peça no cabide, virada pelo avesso para aumentar a sua durabilidade.
Tricô e crochê- o ideal é que as peças sejam lavadas manualmente e deixadas de molho com detergente neutro. Não terça nem centrifugue para não deformar. Remova a água por compactação em forma de bolo- o excesso de umidade pode ser retirado enrolando a peça em uma toalha felpuda. A secagem deve ser feita sobre uma tela horizontal em local fresco e arejado.
Armazenamento- guarde as malhas dobradas, nunca penduradas. Se ficarem muito tempo sem uso coloque-as dentro de um saco de TNT.
Dicas do expert Ricardo Monteiro:
_ jamais esfregue ou torça paetês, eles podem amassar, quebrar ou ter a tintura removida.
_ A umidade acelera a proliferação de fungos e danifica o tingimento, por isso ao menos uma vez no mês recomenda-se retirar a peça de couro do armário e deixa-la em um local fresco e arejado.
_ Pendure as roupas em cabides grandes e largos para não deformá-las.
_ Peças de tricô e crochê não devem ser passadas a ferro nem penduradas para não deformar. Não as guarde em sacos plásticos porque podem transpirar e criar umidade, o que provoca manchas e fungos no tecido.