Escolha uma Página




 

Sempre vejo posts de como usar saia dizendo que elas são as queridinhas da estação X ou Y, na verdade as saias são as queridinhas de todas as estações; entra verão sai verão elas estão lá, entra primavera sai primavera, outono inverno e elas estão lá. Mesmo assim muitas mulheres  tem dúvidas em como usar saia.

As saias podem ter uma infinidade de variações dentro dos padrões estabelecidos e básicos. Dependendo das tendências da moda e da imaginação dos estilistas, as saias podem assumir as seguintes modelos: Saia justa ou afunilada, saia reta, saia evasê, saia godê, saia com pregas colegiais, saia com pregas macho, saia envelope, saia nesgada, saia de pala e etc.Na dúvida em como usar saia?  Primeiramente escolha a que melhor combina com seu estilo e sua personalidade.Quanto ao seu formato de corpo vale observar que a saia tulipa por exemplo não fica legal para quem tem quadril largo, a saia longa combina com praticamente todas, basta escolher calçados e acessórios adequados, a saia lápis pede um tecido mais estruturado para qualquer corpo.

Comprimentos básicos das saias:

Microssaia: foi usada no final da década de 60. Fez sucesso pelo óbvio(mostrar as pernas);mas logo foi esquecida por vulgarizar a mulher, tirar o conforto e não dar margem às variações de modelos.

Minissaia: Essa antecedeu a micro e imperou durante toda a década de 60 e principalmente na década de 70, tendo o objetivo de mostrar as pernas. Foi uma moda bonita para as jovens, mas foi superada pela onda de nostalgia, pela pressão dos fabricantes de tecidos (devido ao pouco gasto de tecido), dos figurinistas e costureiras (pela pouca margem de criação). Essa saia glorificou sua criadora, a inglesa Mary Quant em 1964 no auge da influencia dos meios de comunicação. Já havia sido mostrada em 1958 por Pierre Cardin em lançamento frustrado.

Saia normal ou Chanel: Estabeleceu-se pelo uso, que o comprimento normal de uma saia é cobrindo o joelho. As variações de quatro dedos acima ou abaixo estão dentro do esquema. Coco Chanel, a grande costureira francesa, teve seu nome dado a esta saia por ter sido sempre fiel ao comprimento estabelecido como normal.

Midissaia ou mimolet: O comprimento deste tipo de saia, atingindo a altura da canela fez sucesso desde a década de 30 até o final da década de 50, apresentando muitas variações de modelos como godê, com pregas, justa, evasê etc.

Saia longa: É um tipo de saia no estilo clássico. Seu comprimento deixa aparecer apenas o bico do sapato. É própria para bailes e grandes ocasiões.

sugestão para saia lápis

sugestão para saia lápis

sugestão para saia lápis

sugestão para saia lápis

como usar saia longa

como usar saia longa