O molde de roupa industrial segue regras um pouco diferente do molde de roupa chamado de molde de roupa doméstico,ou do molde de roupa sob medida que é uma modelagem elaborada para servir apenas a uma pessoa da qual foi usada medidas do seu corpo como base. Embora as diretrizes sejam as mesmas,uma das diferenças para fazer molde de roupa industrial é que o modelista de roupa trabalha com padrões determinados fazendo uso de medidas pré-estabelecidas que se assemelham ao corpo. (lembrando que essas tabelas de medidas variam de fábrica para fábrica, nunca se chega a um acordo sobre esses tamanhos).
Vale lembrar que molde de roupa industrial exige uma série de cuidados como marcar o sentido do fio, marcação de costura, posição de bolsos, casa, botões, pences, zíperes, quantas vezes será cortada a peça, etc. Diferente da modelagem para costura doméstica o molde de roupa industrial não pode ser feito com apenas a metade do molde, isso porque a peça será cortada várias vezes com várias camadas de tecido ficando impossível a dobra como se faz na costura doméstica. As peças duplas como frente, manga e punho precisam ser riscadas duas vezes.
Como fazer molde de roupa industrial?
Para molde de roupa industrial feito manualmente pode ser usado papel pardo ou qualquer outo tipo de papel compatível. Para o molde de roupa industrial feito onde já tenha o sistema CAD/ CAM o molde base poderá ser feito diretamente no computador. Isso pode ser feito também transferindo o molde base para o computador através de foto digital ou de uma mesa digitalizadora, feito isso se cria os modelos desejados.
Depois de pronta a modelagem; um arquivo deverá ser criado para salvar as bases para futuras criações, bastando para isso abrir em um arquivo novo, fazer as alterações necessárias para chegar ao molde de roupa desejado.
imagem usada para ilustrar foi tirada da internet.